Politica

Dino: ‘Governo levará para hotéis afegãos acampados no aeroporto de Guarulhos’

O grupo de refugiados, com pessoas que deixaram o Afeganistão após a intensificação da crise humanitária em 2021, enfrenta agora um surto de sarna

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que os afegãos refugiados que estão no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, receberão acolhimento do governo federal e serão levados para hotéis. O anúncio foi feito por Dino e publicado nesta quinta-feira (29) no Twitter pelo deputado federal Alencar Santana (PT-SP), que se reuniu com o ministro na quarta (28).

“Nós temos providências em andamento no que se refere a investigações, mas, nesse instante, a nossa preocupação é garantir condições adequadas para o enfrentamento dessa crise derivada da imigração, sobretudo de afegãos”, disse Dino.

Nós definimos uma ação emergencial do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Essas pessoas vão ter a possibilidade de serem adequadamente acolhidas em hotéis não só em Guarulhos, mas em outras cidades, até que se estruture uma política definitiva para dar conta desse grave problema”, acrescentou o ministro, sem dar mais detalhes de como funcionará o acolhimento.

Segundo a prefeitura de Guarulhos, o aeroporto da cidade tem, atualmente, 206 imigrantes afegãos acampados em condições humanitárias e de saúde precárias. Pelo menos 25 refugiados foram diagnosticados, nesta semana, com escabiose, doença também conhecida como sarna. Milhares de pessoas deixaram o Afeganistão para fugir do regime imposto pelo grupo Talibã, que tomou o poder no país em 2021 com a saída das tropas dos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo