Almeida destaca discurso de Dilma na Rio + 20

Guarulhos, 20 de junho de 2012

O prefeito Sebastião Almeida aprovou o discurso da presidenta Dilma Rousseff na abertura da reunião de cúpula da Rio + 20, a conferência mundial sobre desenvolvimento sustentável, na tarde desta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. Dilma cobrou maior compromisso dos países desenvolvidos para a implantação de políticas sustentáveis que possam contribuir com a preservação do planeta. “A presidenta foi muito feliz ao lembrar que muitas nações transferiram indústrias poluidoras para o hemisfério sul, mas não se esforçaram para implantar tecnologias mais limpas”, destacou Almeida.

Para o prefeito de Guarulhos, a Rio + 20 trouxe à tona questões que já haviam sido exaustivamente debatidas há duas décadas, durante a ECO 92, mas que nunca saíram do papel. “Está claro que falta maior engajamento das nações mais ricas para que possamos reduzir o impacto do aquecimento global no planeta. Sem esse compromisso, dificilmente será possível reverter esse quadro”, afirmou.

Almeida também lembrou que as cidades não podem ficar na dependência das decisões tomadas pelos chefes de estado para começarem a fazer suas próprias mudanças. “Se cada um fizer uma pequena parte, nós já vamos poder comemorar avanços significativos em diversos setores”, destacou.

Segundo ele, Guarulhos desenvolve atualmente dois projetos extremamente importantes para a preservação do Meio Ambiente, que podem ser implantados em outros municípios, com resultados imediatos. O primeiro é o tratamento de esgoto, que até o ano que vem permitirá tratar 50% do material coletado na cidade. Outra iniciativa de destaque é o Programa Ilhas Verdes, que combate as ilhas de calor por meio do plantio de árvores nas regiões mais quentes do município. “Ao final do ano, Guarulhos terá mais de 100 mil novas mudas de árvores plantadas”, destacou o prefeito.

Almeida foi à Rio + 20 a convite da ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann. Há dois meses, ele já havia participado de encontro promovido pela CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) e pela UN-Habitat, na sede da ONU, em Nova York, quando prefeitos de grandes cidades do mundo enviaram propostas para a conferência Rio + 20 ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos
Foto: Edson Queiroz

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
Revista de Guarulhos - Entretenimento, informações e negócios
O meio mais rápido para que você encontre o que precisa
Área restrita: E-mail: Senha: Lembrar senha
Nipotech