Noticias

Obras de tratamento de esgoto beneficiarão mais 180 mil pessoas em Guarulhos até 2025

Uma série de obras de coletores-tronco de esgoto já em andamento irá beneficiar mais 180 mil moradores de dez bairros de Guarulhos até 2025, em um investimento de R$ 80 milhões da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

São 34 km de coletores, que levarão o esgoto até a Estação de Tratamento (ETE) Parque Novo Mundo, na capital, em um projeto que visa a despoluir o rio Cabuçu, em Guarulhos, e ao final o rio Tietê, haja vista que o esgoto não tratado tem esse curso de água como destino.

Quando em pleno funcionamento, esses coletores levarão 316 litros por segundo para serem tratados na ETE, o que representa 819 milhões de litros em apenas um mês e quase 10 bilhões de litros em um ano. Somente essas obras serão responsáveis por tratar 10% de todo o esgoto de Guarulhos.

“Há diversas obras espalhadas pela cidade para que Guarulhos possa atingir um grande objetivo da atual administração: chegar ao final de 2024 com 70% do esgoto tratado, além de auxiliar na despoluição do rio Tietê”, comentou o prefeito Guti, que lembrou outro benefício da parceria com a Sabesp, firmada no fim de 2018: o encerramento do rodízio de água no município, atingido em dezembro do ano seguinte.

Os bairros diretamente beneficiados pelos 34 km de coletores são Ponte Grande, Itapegica, Jardim Tranquilidade, Picanço, Vila Galvão, Vila Rosália, Jardim Rosa de França, Jardim do Papai, Parque Continental e Cabuçu. Na Vila Galvão, as obras do coletor Zapara, já encerradas, tratam atualmente cerca de 3% do esgoto de Guarulhos, ou 1,5 bilhão de litros por ano enviados à ETE Parque Novo Mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo